terça-feira, 7 de outubro de 2014

Análise política contemporânea amadora - PARTE III

"Onde andará a justiça outrora perdida? Some a resposta na voz e na vez de quem manda! Homens com tanto poder e nenhum coração; gente que compra e que vende a moral da nação!

Brasil, olha pra cima; existe uma chance de ser novamente feliz! Brasil, há esperança; volta teus olhos a Deus, Justo Juiz!" - Pra Cima Brasil, João Alexandre, cantada de forma belíssima pelo quarteto Arautos do Rei.

No último dia 5 de outubro, o Brasil foi obrigado (sim, já que esse tipo de convite ou você aceita ou paga multa) a comparecer às urnas eletrônicas em todo o país para escolher os deputados estaduais e distritais, deputados federais, senadores, governadores e o novo Presidente da República. E pela vontade do povo brasileiro, Dilma Rousseff e Aécio Neves estão no segundo turno para a Presidência, com 7% de diferença um do outro. Cenário mais que surpreendente, já que as pesquisas do Ibope e do DataFolha feitas antes das eleições mostravam um segundo turno com larga diferença entre PT e PSDB. Não foi o que aconteceu. Numa virada surpreendente, Aécio passou Marina Silva (PSB) e ficou com 33% dos votos, enquanto Dilma ficou com 40%. Segundo cientistas políticos, esse foi o pior resultado do PT desde que venceu as eleições de 2002.

E digamos que, com a ida de Aécio e Dilma para o segundo turno, as coisas começaram a dar uma guinada interessante. Na segunda-feira (6), as ações da Petrobras, desvalorizadas em virtude do escândalo do Petrolão, tiveram uma alta de 20%. Segundo a zoeira internética, Aécio fez mais pelo Brasil em 1 dia do que Dilma em 4 anos de governo.

Diante do cenário de segundo turno, a parte publicitária do PT aproveitou para trabalhar. Agora, não se nega mais que Dilma foi presa na ditadura. Inclusive, usam sua foto da ficha policial do DOPS para ilustrar a campanha da "Mulher do Coração Valente". Só cabe lembrar que ela e seu grupo guerrilheiro, o Colina, estiveram envolvidos em vários crimes no período da Ditadura, como o assassinato do capitão Chandler e do major Westernhagen, o assalto à casa do governador Ademar de Barros, e o assalto do quartel do II Exército, em São Paulo, que vitimou o jovem soldado Mário Kozel Filho, de 18 anos.

Mas não é só a favor de Dilma que o PT trabalha. Contra Aécio, os Militantes em Ambientes Virtuais do partido estão a todo vapor, plantando fakes e robôs com o objetivo de desmoralizar o candidato. Exemplo é de um print de duas publicações no Facebook de uma suposta eleitora de Aécio, chamando os nordestinos de burros porque votaram em Dilma no primeiro turno. Fazendo una investigação mais acurada no perfil da moça, descobre-se que ela é petista. Como é que mudou de lado tão rápido? Pois é.

O apoio de Marina Silva, coadjuvante dessas eleições, está mais do que disputado pelos dois candidatos, embora a candidata do PSB já tenha dito que vai apoiar Aécio. Assim, pelo menos metade dos 22 milhões de votos que foram para a acreana irão para o ex-governador de Minas Gerais. No entanto, Dilma já corre, e pelo visto, retirou todas as ofensas que proferiu contra Marina antes do primeiro turno. Luciana Genro, que arrematou mais de 1 milhão de votos, já está estudando apoiar a candidata do PT, enquanto Everaldo Pereira e Levy Fidelix já avisaram: estamos com Aécio.

Pesa, entretanto, sobre a cabeça do neto do Dr. Tancredo Neves, as acusações sobre o helicóptero dos Perrella, com 1t de cocaína, e a construção do aeroporto da cidade de Cláudio, em Minas Gerais. Desde a descoberta de todas essas acusações, Aécio, mesmo que esteja falando a verdade, tem tido dificuldades para explicar tudo isso. Não por sua culpa, mas por causa da mídia e dos blogueiros e jornalistas pró-PT, que sempre querem encontrar brechas em cada fala, discurso e explicação do candidato. Dilma, não satisfeita, se pôs a atacar diretamente Armínio Fraga, que num eventual governo de Aécio, seria ministro da Fazenda. Vale destacar que Fraga já foi cotado para assumir o Federal Reserve Bank dos EUA e até mesmo o Fundo Monetário Internacional. Excelente currículo.

O fato é: a corrida para o Planalto está ficando cada vez mais acirrada. Com a desinformação sendo plantada constantemente e os problemas que aconteceram na hora da votação, o eleitor médio sofre um certo receio de votar em quem quer que seja. No entanto, deve entender que no segundo turno, estará decidindo o seu futuro. E não só o seu, mas o de todo o país.

Lucas Vítor Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário