quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Aquele que há de vir virá, e não tardará.

Imagine-se no dia 23 de outubro de 1844. No dia anterior, você esperava que Cristo retornasse pela segunda vez para te levar ao Céu para viver com Ele eternamente. Mas Ele não veio. E você, que tinha esperança de ver novamente um parente falecido, ficou extremamente triste e desapontado. Pois é. O dia 22 de Outubro de 1844 ficou conhecido como o "Dia do Grande Desapontamento".

Há 170 anos atrás, Guilherme Miller pregava que Jesus voltaria pela segunda vez no dia 22 de Outubro de 1844. Só que ele não tirou essa conclusão de um devaneio. O homem estudou e muito as profecias contidas no livro de Daniel. Principalmente a do verso 14 do capítulo 8, que diz: "Até 2300 tardes e manhãs, e o santuário será purificado".

Para entender tudo isso, vou colocar uma rápida explicação aqui. Partamos do pressuposto que dia, em profecia, se refere a um ano. Tarde e manhã, portanto, seria um dia. Assim, pela big lógica, 2300 tardes e manhãs são iguais a 2300 anos.

Os 2300 anos começaram no ano de 457 a. C., que foi quando o Rei Xerxes assinou o decreto para a reconstrução de Jerusalém. A partir dessa data, o povo de Israel, segundo os versos 23 a 27 do capítulo 9 de Daniel, teria setenta semanas proféticas para se arrepender dos seus maus caminhos e voltarem ao Senhor. Primeiramente, a partir do decreto para reconstruir Jerusalém, que fora destruída pelos babilônios, seriam sete semanas de anos. Portanto, 49 anos. Jerusalém começou a ser reconstruída de fato no ano de 408 a. C. A partir daí, mais 62 semanas de anos, ou seja, 434 anos, até o Ungido, o Príncipe, o Messias.

Contando 434 anos a partir de 408 a. C., chegamos ao ano de 27 d. C. Nesse ano, Jesus foi batizado, ungido, para iniciar o seu ministério. Era a última semana de ano de graça para o povo de Israel. Segundo o verso 27, na metade da última semana, o Ungido faria cessar "o sacrifício e a oferta de manjares". No ano 31 d. C., Cristo Jesus, condenado por Pôncio Pilatos, foi crucificado, fazendo cessar todo o antigo sistema de sacrifícios da Lei de Moisés. No momento da morte de Jesus, o véu que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo do Templo de Jerusalém se rasgou ao meio, como que por mão humana. Isso significava que a partir daquele momento, homem nenhum mais precisaria de um cordeiro para pedir perdão dos seus pecados, pois o Cordeiro de Deus acabara de morrer por todos, e a graça de Deus se manifestara salvadora a todos os homens.

A semana de anos terminou em 34 d. C. Nesse ano, os membros do Sinédrio ordenaram o assassinato de Estêvão. Assim, o tempo especial de graça para Israel acabara, e o Evangelho deveria ser levado a todas as nações da Terra. Os 1810 anos restantes resultam no ano de 1844. E no ano de 1844, para Miller, o santuário que seria purificado era a Terra. Assim, essa era a base que tinham para crer que Cristo voltaria há 170 anos atrás. Mas Ele não veio.

No dia 23 de outubro, um dia como este, Hiram Edson, um pregador milerita, voltava com mais uma pessoa para uma cidade. Andando por um milharal, subitamente, foi levado a olhar para o Céu. Naquele momento, ele viu o Céu se abrindo e viu Cristo entrando no Santuário Celestial. Voltaram correndo para onde estava Miller e os outros crentes e lhes contaram o que acontecera. Voltaram seus olhos à Palavra de Deus, e viram que as datas estavam todas corretas, mas que erraram apenas o evento. Novamente, seus corações se encheram da bendita esperança de ver o Salvador!

Há um ditado que diz que depois da tempestade, vem a bonança. Costumo dizer que depois do desapontamento, vem a esperança. Sempre foi assim. A esperança de dias melhores, de que tudo vai mudar, de que tudo vai melhorar, mesmo com todas as adversidades. A esperança que inundou o coração de Edson, Miller, White, Smith, Snow, e tantos outros, é a mesma que inunda hoje o meu coração, 170 anos depois.

Deve ter sido triste demais para a esposa do pastor Carlos Fitch, falecido pouco antes do Desapontamento, saber que o esposo não ressuscitaria naquele 22 de Outubro. Mas deve ter sido muito mais encorajador quando ela soube que o marido ressuscitaria, que ela só precisaria esperar um pouco mais, pois Aquele que há de vir, virá, e não tardará.

Mais cedo, escrevi sobre meu tio. Tenho esperança de vê-lo, bem como o meu avô, a minha avó, meus bisavós, um tio que não conheci, pois foi natimorto, infelizmente. Mas como diz o velho hino, "primeiro eu quero ver meu Salvador, sim, antes dos queridos ao redor! E então por longos dias, que doces alegrias! Mas quero ver primeiro o Salvador!".

Primeiro, quando eu chegar no Céu, quero ver meu Salvador. Quero dar um abraço bem forte nEle e agradecê-Lo por não ter desistido de mim naquela cruz. Quero agradecê-Lo pessoalmente pelo Seu dom inefável que nós não merecíamos, que é a Sua graça. E quero agradecê-Lo por um dia, ter me dado a esperança de estar nos Céus com Ele, adorando-O eternamente. Que tal você também se preparar para isso? Que tal você também se preparar para ver um ente querido seu? Que tal alimentar a esperança dos Céus no seu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário