sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Sábado é um dia de esperança

"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar." Êxodo 20:8


"E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera." Gênesis 2:3

Bem, galera, oi de novo.

Me deu uma vontade de falar sobre um dia especial, em que, em meio as correrias da vida, esquecemos. Um dia que foi feito para descansarmos, que foi feito para que possamos nos encontrar com nosso Criador.


Como compôs Jader Santos, "Deus nos deu um dia na semana pra pensarmos no que ele fez".


O sábado foi sempre um marco na história de Israel e do Cristianismo. Quando Israel pecava, era porque infringia os santos estatutos de Deus, e, principalmente, o sábado.


Dizem que quando Cristo morreu, aboliu a Lei na cruz. Aboliu sim, mas aboliu a Lei Cerimonial, que tratava do sacrifício de animais para a remissão dos pecados. Mas não a Lei Moral, que trata dos Dez Mandamentos.


Ou seja, independente de tudo, é impreterível que guardemos o sábado, como o santo dia do Senhor.


Mas existem pessoas que, para justificar a guarda do domingo, usam a seguinte passagem: "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo." Colossenses 2:16-17.


Neste verso, Paulo apresenta os sábados cerimoniais judeus, e não o sábado semanal. Os sábados cerimoniais apontavam para o advento do Messias, que é Jesus Cristo, vindo para remir o mundo.


Questionei um colega meu que não é cristão, apenas crê em Deus: "Léo, você acha que Paulo, sendo judeu e cristão, iria falar pra não guardar o sábado, mesmo ele sendo judeu?" Ele ficou sem resposta.


Expliquei pra ele as razões e tudo o mais. Ele me disse que é plausível. Ele andou lendo "Tempo de Esperança", do pastor Mark Finley, e tem gostado muito. Não gosto de entrar na questão de doutrina, quando converso com colegas meus que não são adventistas. Algumas vezes me criticam, outros nem dão bola, mas só converso quando querem ouvir.


Ou seja, como disse um rabino judeu certa vez, "o sábado é um palácio no tempo". É um dia em que podemos nos encontrar com o Criador, ficar puros para adorar a Deus.


Gente, vou indo. O sábado chegou !


Lucas Vitor Sena, seu postador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário