sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mentalidade, eleição e poder

Nunca parei pra contar quantas vezes ouvi a frase "vou votar no Dudu porque ele ajudou a prorrogar a Zona Franca". Ou até mesmo a frase "Mazoca rouba, mas faz!". Ou até mesmo a mais infame de todas: "tô votando na Dilma porque ela prorrogou a Zona Franca e é amiga do Lula!". Pois é.

Em 18 anos de vida, cansei de ouvir frases assim. Minha mãe é um exemplo disso. Diz pra todo mundo que ama o Eduardo Braga, e que ele é o amor da vida dela. De brincadeira, claro. Mas ela diz que admira o Cadeirudo por causa da Zona Franca. Prefiro me manter calado e nem discutir, já que no entender dos maiores, nós, os mais jovens, somos considerados crianças.

Acontece que nós estamos crescendo. O poder de influência hoje está nas nossas mãos. Nossos pais conviveram com um Regime Militar que segregou algumas liberdades individuais sim, infelizmente. Temos uma herança política. Cabe a nós dizer se vamos torná-la bendita ou maldita. E quem mais vai usufruir disso serão os nossos filhos.

Temos que mudar a nossa mentalidade. Nossos pais também, por mais que seja difícil. Temos que parar de pensar que vamos votar em alguém só porque ele nos beneficiou e não beneficiou a outros. Braga ajudou a prorrogar a Zona Franca. Beleza. Mas e os investimentos em saneamento básico decente, em saúde, educação, etc? Melo "batalhou" pela prorrogação da Zona Franca. Beleza. Mas e a segurança pública (que tá uma bosta, inclusive)? Dilma prorrogou a ZFM? Beleza. Mas e as universidades públicas, que padecem de infraestrutura?

Temos que pensar no todo, e não só no nosso umbigo. Não posso votar em alguém só por que fez alguma coisa boa pelo meu Estado, mas deixou o país em ruínas. Não posso votar em alguém só por que fez alguma coisa boa pelo meu município, enquanto a infraestrutura dos demais municípios do Amazonas não tá boa. Deu pra entender o raciocínio.

Não tem mais necessidade de me alongar. Acho que a mensagem já foi bem passada. O poder de mudança tá nas nossas mãos. E é necessário mudar pra melhor. Vemos, todos os dias, que o Brasil não anda bem. Enquanto milhares padecem por falta de médicos (o Mais Médicos não deu certo, e tem muito médico fugindo pros EUA, com muita razão), a presidente da República sobe à tribuna da ONU e diz que as Nações Unidas devem "dialogar" com o Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Acontece que não dá pra dialogar com terroristas. Ou você morre ou então você mata. Infelizmente, é a verdade. A primeira opção está em voga no Iraque, infelizmente. E com requinte de horror e crueldade.

Vamos mudar. Precisamos mudar. Precisamos reverter o quadro. 12 anos de PT não deram certo. Os impostos subiram, as universidades caíram, e nada mais funciona como funcionava antes. O país está totalmente aparelhado. Vamos mudar, e a nossa mudança deve ser nas urnas. Do contrário, não teremos um país decente pra deixar pros nossos filhos.

Lucas Vítor Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário